Nº 2529 - Outubro de 2012
Crónicas Bibliográficas
O Exército Aliado Anglo-Português na Guerra Peninsular.
As Divisões do Exército Anglo-Português e as Brigadas Independentes Portuguesas
 (1808-1814)
 
 
 
Ao longo da história mundial assistimos à evolução da organização militar e da forma de articulação das grandes unidades militares para a batalha. Aspeto que teve reflexos ao nível da estratégia militar, influenciava a conduta operacional da guerra e se refletia nas táticas e técnicas empregues no campo de batalha. A evolução das Divisões e Brigadas constituem exemplos do supracitado, que João Torres Centeno aborda detalhadamente ao longo do início do século XVIII numa perspetiva anglo-portuguesa e francesa.
 
Na obra em epígrafe, ao longo do período observado (1808-1814), o autor compila metodologicamente, analisa e descreve com rigor os principais comandantes militares e incidências político-militares relativas ao contexto histórico em apreço. Neste âmbito, a abordagem científica, cronológica, muito completa e meticulosamente acompanhada de vasta documentação, surge como um testemunho fundamental para quem estuda estas temáticas, possibilitando ao leitor uma perspetiva abrangente e completa sobre os principais atores, a organização militar e incidências do Exército Aliado Anglo-Português no início do século XVIII, contribuindo para um melhor conhecimento sobre a história militar neste período.
 
Em face da obra ora apresentada, a editora Tribuna da História e o autor estão de parabéns, na certeza que deram mais um prestimoso contributo para o conhecimento científico da história militar moderna. Realce ainda para as elaboradas e bem organizadas biografias e ainda a vasta bibliografia apresentada, que constituem uma referência obrigatória para a melhor compreendermos o “Exército Aliado Anglo-Português na Guerra Peninsular”.
 
A Revista Militar agradece o volume gentilmente oferecido e felicita o autor e a editora pela consistência científica e oportunidade da publicação, certo que tal como refere o Major-general Rui Moura no prefácio da obra, esta será uma referência para os historiadores, académicos e militares.
 
 
Major Luis Manuel Brás Bernardino
Sócio Efetivo da Revista Militar
Tenente-coronel
Luís Manuel Brás Bernardino
Gerar artigo em pdf
2013-01-27
989-990
1323
Avatar image

Tenente-coronel

Luís Manuel Brás Bernardino

O Tenente-coronel Luis Manuel Brás Bernardino é Licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar na especialidade de Infantaria. Serviu no Destacamento de Tavira do Regimento de Infantaria de Faro, Regimento de Infantaria Nº3, Centro de Instrução de Quadros, Escola Prática de Infantaria, Estado-Maior do Exército e entre 2008 e 2011 desempenhou as funções de Adjunto Militar do General Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas. Encontra-se colocado desde 04 de Abril de 2011 na Escola Prática de Infantaria como Comandante do Batalhão de Formação.

Entre os cursos que frequentou destaca-se o “Curso de Estado-Maior Conjunto” e o “Senior Leaders Seminar” no Africa Center for Strategic Studies nos EUA. Detém uma Pós-graduação em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Re

REVISTA MILITAR @ 2025
by CMG Armando Dias Correia